Briga entre Trump e Musk pode render prejuízos ao empresário e colocar setores dos EUA em risco

Desde esta quinta-feira (5), Trump e Musk trocaram uma série de acusações e ameaças

Briga entre Trump e Musk pode render prejuízos ao empresário e colocar setores dos EUA em risco
FONTE band

A briga dos ex-aliados Donald Trump e Elon Musk pode render prejuízos milionários ao empresário, e deixar setores do governo americano em risco.

Desde esta quinta-feira (5), Trump e Musk trocaram uma série de acusações e ameaças. O presidente disse que o ex-aliado enlouqueceu e insinuou que poderia cortar contratos federais com empresas dele.

Musk não deixou barato: falou que Trump age com ingratidão, que sem sua ajuda ele teria perdido a eleição. E afirmou que o nome de Trump está nos arquivos de Jeffrey Epstein. Um magnata condenado por operar uma rede de exploração sexual com menores de idade, que se matou na prisão em 2019.

Hoje, Trump tentou colocar um ponto final na polêmica. Em declarações às redes ABC e CNN, o presidente garantiu que não falará mais com Elon Musk. O prejuízo político ainda é incerto, mas alguns setores podem sentir na pele o fim dessa união.

O principal deles é o espacial. A Nasa usa foguetes da Spacex - uma das empresas de Musk - para enviar cargas para Estação Espacial Internacional. No meio do bate-boca, o bilionário ameaçou retirar as naves de operação, o que colocaria em risco a manutenção da estação. A Space X também tem contratos bilionários com o exército americano.

Por outro lado, Musk também sente no bolso os reflexos da briga. Em apenas um dia, as empresas dele perderam mais de R$ 150 bilhões em valor de mercado. Só as ações da Tesla despencaram 15%.

A relação entre os dois egos gigantes começou quando o bilionário injetou milhões de dólares na campanha de Trump no ano passado e virou figura constante nos comícios do republicano. Como recompensa, Musk passou a chefiar um novo departamento do governo criado para enxugar a máquina pública e reduzir a burocracia. Musk passou a ter acesso a informações confidenciais do governo americano.