Paraná terá sábado com temporal e rajadas de vento de até 60 km/h

Paraná terá sábado com temporal e rajadas de vento de até 60 km/h
FONTE XV CURITIBA

O fim de semana promete ser de instabilidade no Paraná, com a chegada de uma frente fria que traz ventos de até 60 km/h, chuvas moderadas e descargas elétricas em diversas regiões do estado. De acordo com a previsão do Climatempo, o sábado (24) será marcado por tempo fechado, principalmente nas áreas sul, leste e litorânea, devido à combinação de uma massa de ar frio com a umidade vinda do oceano.

O encontro dessas condições atmosféricas favorece a formação de nuvens densas e pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, além de rajadas de vento que exigem atenção redobrada da população. A circulação de ventos marítimos em direção ao continente intensifica ainda mais esse cenário, contribuindo para o aumento da nebulosidade.

Em Curitiba, a capital paranaense deve registrar pancadas de chuva de forma muito isolada durante a tarde, com um acumulado de apenas 2 milímetros. Mesmo com o baixo volume de precipitação, o destaque será a queda nas temperaturas ao longo do dia, reflexo direto da atuação da massa de ar frio. A sensação de frio tende a se intensificar, especialmente no período da noite.

Já em cidades do litoral, como Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, o alerta é maior. Essas regiões estão sob risco de alagamentos, segundo indicativos do alerta laranja emitido por órgãos meteorológicos. As chuvas fortes, somadas aos ventos e à maré elevada, podem causar transtornos à população local, exigindo precaução em áreas vulneráveis.

Em contrapartida, regiões mais ao norte e oeste do estado devem experimentar momentos de sol entre nuvens, com temperaturas mais baixas nas manhãs, mas sem grandes volumes de chuva previstos.

A previsão para os próximos dias é de continuidade do tempo instável, principalmente no litoral, com os termômetros registrando valores mais baixos em todo o estado. A orientação para a população é acompanhar os alertas meteorológicos e evitar áreas de risco durante as tempestades.